Presidente da Zâmbia, S. Exª EDGAR CHAGWA LUNGU inaugura a 8ª edição da “Merck Foundation Africa Asia Luminary” com 13 Primeras Damas Africanas

image

English | French version


8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021

  • A conferência anual da Fundação Merck foi inaugurada pelo Presidente da República da Zâmbia, S. Exª. Dr. EDGAR CHAGWA LUNGU e Prof. Dr. Frank Stangenberg-Haverkamp Presidente do Conselho Executivo da E.Merck KG e do Conselho de Curadores da Merck Foundation.
  • A 8ª edição da “Merck Foundation Africa Asia Luminary” foi copresidida por S. Exª ESTHER LUNGU, Primeira Dama da República da Zâmbia e pela Senadora, Drª Rasha Kelej, CEO da Fundação Merck.
  • As Primeiras Damas Africanas de Angola, Botswana, Burkina Faso, Burundi, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gana, Guiné Conakry, Libéria, Malawi, Moçambique e Namíbia foram as Convidadas de Honra para o Luminary.
  • Mais de 100.000 participantes, provedores de saúde, decisores políticos e académicos de 70 países participaram da Luminary.

Watch Video - 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021

Fundação Merck, o braço filantrópico da Merck KgaA deu o pontapé de saída na 8ª edição da “Merck Foundation Africa Asia Luminary” no dia 27 de abril de 2021, através de uma videoconferência online. Foi co-presidida por S. Exª. Sra. ESTHER LUNGU, Primeira Dama da República da Zâmbia e pela Senadora, Dra. Rasha Kelej, CEO da Fundação Merck.

Durante o seu discurso de abertura, ao inaugurar a conferência, o Presidente da Zâmbia, S. Exª Dr. EDGAR CHAGWA LUNGU enfatizou “Estou muito feliz por acolher esta importante conferência junto com a Fundação Merck, nossa parceira estratégica de longa data. É uma grande honra inaugurar a conferência ao lado das Primeiras Damas de África. Estou certo de que esta conferência ajudará-nos a explorar ainda mais as oportunidades de parceria e a introduzir novas estruturas de cooperação na área de capacitação em saúde e a definir intervenções para quebrar o estigma da infertilidade e apoiar a educação das meninas ”.


Watch Video - The President of the Republic of Zambia, H.E Dr. EDGAR CHAGWA LUNGU speech during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

O Prof. Dr. Frank Stangenberg-Haverkamp, Presidente do Conselho Executivo da E.Merck KG e do Conselho de Curadores da Merck Foundation, expressou “Gostaria de dar as boas-vindas e também agradecer aos nossas parceiros, Primeiras Damas Africanas, Ministros Africanos e especialistas em saúde de África, Ásia, América Latina e o resto do mundo que juntaram-se a nós para realizar a visão da Fundação Merck: 'Todos no mundo devem levar uma vida feliz e plena', alcançamos juntos, um grande sucesso e vamos continuar e estender o nosso apoio para alcançarmos mais ”.


 Watch Video - Prof. Dr. Frank Stangenberg-Haverkamp Chairman of both of Executive Board of E.Merck KG and Merck Foundation Board of Trustees speech during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021

 

Durante o seu discurso de abertura e discurso de boas-vindas, S. Exª. Srª. ESTHER LUNGU, Primeira Dama da Zâmbia e Copresidente da Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021 enfatizou  “Estou muito feliz por copresidir e acolher esta importante conferência da Fundação Merck e também por celebrarmos juntos o 4º aniversário da Fundação Merck, nossa parceira de longa data na construção de capacidade de saúde e melhoria do acesso à saúde, informação e quebrar o estigma da infertilidade. Além disso, estou muito feliz por ter as minhas queridas irmãs, as Primeiras Damas de África nesta conferência”.


Watch Video - H.E. Mrs. ESTHER LUNGU, The First Lady of the Republic of Zambia and Co-chairperson of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021 speech during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

A CEO da Fundação Merck, Senadora, Drª. Rasha Kelej enfatizou, “Demos as boas-vindas às Primeiras Damas de 13 Países Africanos, que são também as Embaixadoras da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe, a esta importante conferência. Juntos, temos trabalhado em estreita colaboração ao longo dos anos numa estratégia forte para construir capacidade de saúde, fornecendo treinamento especializado em várias especialidades; e definir intervenções para quebrar o estigma de infertilidade e apoiar a educação de meninas.

Estou muito orgulhosa de termos oferecido até agora, formação especializada de um, dois e três anos a mais de 1100 médicos de 42 países de África, Ásia e América Latina em várias áreas como, Oncologia, Diabetes, Medicina Preventiva e Cardiovascular, Endocrinologia, Medicina Sexual e Reprodutiva, Medicina Aguda, Medicina Respiratória, Reprodução Humana Assistida, Embriologia e Fertilidade, para serem os primeiros nos seus países. Além disso, agora ampliamos os nossos horizontes, introduzindo mais bolsas para jovens médicos em muitas novas especialidades carentes em toda a África e Ásia.”


Watch Video - Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and Co-chairperson of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021 speech during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª ESTHER LUNGU, Primeira-Dama da Zâmbia & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe afirmou, “Tenho o prazer de acolher esta prestigiosa conferência. Estou muito orgulhosa da nossa parceria com a Fundação Merck, através da qual temos conseguido alcançar muitos resultados no país para o bem-estar social e económico do nosso povo. Através da minha embaixada da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe, temos sido capazes de lançar muitas iniciativas para sensibilizar as nossas comunidades sobre a questão sensível da infertilidade e o estigma associado a ela, e também enfatizar a importância da educação das meninas. Além disso, estamos a remodelar o cenário da saúde da Zâmbia, pois juntos matriculamos e oferecemos treinamento a mais de 90 jovens médicos de todas as províncias com formação especializada nas áreas de Cancro, Diabetes, Cardiologia, Endocrinologia, medicinas Respiratória, Aguda, Sexual e Reprodutiva, Fertilidade e Embriologia. Estamos a escalar para mais médicos e especialidades mais críticas, como; medicinas Pediatrica, Interna e -gastroenterologia.


Watch Video - H.E. Mrs. ESTHER LUNGU, The First Lady of the Republic of Zambia and Co-chairperson of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021 speech during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021


S. Exª Srª ANA DIAS LOURENÇO, Primeira-Dama de Angola enfatizou, “Estou feliz por virtualmente conhecer e juntar-me às minhas irmãs, Primeiras-Damas de África, como Convidada de Honra à 8ª edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary. estamos a trabalhar com a Fundação Merck para dar forma ao Programa “Educar Linda”, que visa empoderar asnmeninas através da educação e eliminar o casamento infantil e a gravidez precoce. Esta causa está muito próxima do meu coração e considero-a um dos meus principais objectivos, pois acredito fortemente que a educação é uma das áreas mais críticas do empoderamento das mulheres ”.


H.E. Mrs. ANA DIAS LOURENÇO, The First Lady of the Republic of Angola, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª NEO JANE MASISI, Primeira-Dama do Botswana & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe disse ” Iniciamos a nossa parceria com a Fundação Merck em 2018 e, desde então, alcançamos marcos muito importantes e causamos um impacto concreto na construção de qualidade e capacidade equitativa de saúde, defendendo a eliminação do estigma da infertilidade e da violência baseada em género. Juntos, oferecemos bolsas de estudo a mais de 39 médicos locais no Botswana em diferentes especialidades críticas que melhoram a saúde da mulher e os cuidados reprodutivos avançados, além de promover a saúde em muitos campos críticos, como: Oncologia, Endocrinologia, Diabetes, Medicinass Cardiovascular, Respiratória, Cuidados Incentivos e muito mais”.


H.E. Mrs. NEO JANE MASISI, The First Lady of the Republic of Botswana, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª SIKA KABORE, Primeira-Dama do Burkina Faso & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe afirmou “Estou muito feliz de ser nomeada Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe, para empoderar as mulheres com infertilidade  através  do acesso à informação, educação, mudança de mentalidade e capacitação económica e empoderar as nossas meninas através da educação. Estou ansiosa para iniciar a nossa importante parceria de longo prazo com a Fundação Merck e estamos prontos para capitalizar esses programas valiosos, ampliando-os em todo o país para contribuir para o desenvolvimento social e económico do Burkina Faso”.


H.E. Madam SIKA KABORE, The First Lady of Burkina Faso, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª ANGELINE NDAYISHIMIYE, Primeira-Dama do Burundi & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe disse “Estou muito orgulhosa da nossa parceria com a Fundação Merck. Através da nossa parceria de longo prazo com a Fundação Merck, 33 médicos beneficiaram-se das bolsas de estudo que a Fundação Merck está a oferecer nas especialidades de Oncologia e Fertilidade, embriologia e medicinas reprodutiva e sexual e gestão de diabetes. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com a Fundação Merck para criar uma mudança cultural com o objectivo de apoiar a educação das meninas e empoderar as mulheres através do acesso à educação, saúde e mudança de mentalidade por via de treinamento de mídia e prémios de jornalismo, livros de histórias infantis, prémios da canção, filmes & de moda e outras iniciativas inovadoras.”


H.E. Madam ANGELINE NDAYISHIMIYE, The First Lady of the Republic of Burundi, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª BRIGITTE TOUADERA, Primeira-Dama da República Centro-Africana & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou “Iniciamos a nossa parceria com a Fundação Merck em 2016, para promover o sector de saúde e empoderar as mulheres com infertilidade no meu país. Juntos, iniciamos um importante projecto “Empoderar Berna”, onde estabelecemos pequenos negócios para mulheres com infertilidade e as treinamos para administrar os seus negócios para que tenham renda e se tornem independentes. As suas vidas transformaram-se desde então. Estamos a planear fornecer propinas escolares a 20 meninas todos os anos. Além disso, até agora matriculamos 13 médicos locais em treinamento especializado em oncologia e diabetes e continuarei a trabalhar junto com o nosso ministério da saúde para identificar os candidatos certos que farão parte do treinamento e bolsa de estudos em oncologia, diabetes e fertilidade”.


H.E. Madam BRIGITTE TOUADERA, The First Lady of Central African Republic, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª DENISE NYAKERU TSHISEKEDI, Primeira-Dama da República Democrática do Congo & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe disse, “Estou extremamente feliz de fazer parte desta plataforma. Estou feliz com o impacto que tivemos em muito pouco tempo. Já matriculamos mais de 40 médicos em diversas especialidades. 7 foram inscritos para treinamento de fertilidade e embriologia, 1 para oncologia e mais de 32 médicos, representando cada província na RDC, foram inscritos para treinamento de especialidade em diabetes. Depois de concluir o treinamento, esses médicos vão transformar o atendimento a diabetes no meu país”.


H.E. Madam DENISE NYAKERU TSHISEKEDI, The First Lady of the Democratic Republic of The Congo, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021


S. Exª Srª REBECCA AKUFO-ADDO, Primeira-Dama do Gana & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou, “Tenho trabalhado em estreita colaboração com a Fundação Merck para empoderar as mulheres com infertidade, visto que a atitude das pessoas em relação a essas mulheres não é progressista ou informada. Tenho a honra de ser Embaixadora da Merck Mais do que uma Mãe, através desta campanha pretendo ajudar as mulheres do meu país. Além disso, temos conseguido fornecer bolsas de estudo para treinamento especializado a mais de 60 médicos nas áreas de cancro, diabetes, cardiologia, endocrinologia, medicinas respiratória, aguda, sexual e reprodutiva, fertilidade e embriologia. Todos esses campos são muito críticos para o nosso país. Isso certamente contribuirá para a nossa luta contra o coronavírus e outras doenças”.  


H.E. Mrs. REBECCA AKUFO-ADDO, The First Lady of the Republic of Ghana, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021


S. Exª Srª DJÈNÈ CONDÉ, Primeira-Dama da Guiné Conakry & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe explicou, “Tenho o prazer de partilhar os resultados magníficos da minha parceria de longo prazo com a Fundação Merck. Juntos, conseguimos empoderar as mulheres com infertilidade através do acesso à informação, educação, saúde e mudança de mentalidade, estabelecendo pequenos negócios para elas através do programa “Empoderar Berna”. Além disso, matriculamos 18 médicos locais nas bolsas de estudos da Fundação Merck de diferentes especialidades; Oncologia, Diabetes e Fertilidade & Embriologia para serem os primeiros do país nessas áreas. Tenho orgulho de dizer que estamos a fazer história com a Fundação Merck no nosso país em muitos níveis”.


Watch Video - H.E. Madam DJÈNÈ CONDÉ, The First Lady of the Republic of Guinea Conakry speech during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª CLAR MARIE WEAH, Primeira-Dama da Libéria & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe disse, “Em nome do povo da Libéria, saúdo a parceria de longo prazo com a Fundação Merck para desenvolver a capacidade de atendimento à saúde, cuja importância percebemos mais durante este tempo de incertezas. Temos a sorte de ter os programas da Fundação Merck no nosso país, que se concentram fortemente na construção da nossa capacidade de saúde e treinar nossos provedores de saúde em todos os níveis, mais de 35 médicos liberianos beneficiaram de bolsas de formação especializada, de diploma de um ano e mestrado de dois anos em muitas especialidades críticas e carentes, como: Diabetes, Medicinas Preventiva Cardiovascular, Sexual e Reprodutiva, Endocrinologia, Medicinas Respiratória e Aguda, Especialistas em Oncologia e Fertilidade e Treinamento em Embriologia e, no futuro, em Medicina Pediatrica, Interna, Cirurgia Avançada, Ortopedia, Psiquiatria, Tratamento da Dor e Oftalmologia. Essa é a história a ser escrita”.

H.E. Mrs. CLAR MARIE WEAH, The First Lady of the Republic of Liberia, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª MONICA CHAKWERA, Primeira-Dama do Malawi & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe exprimiu, “Estou extremamente feliz da minha parceria com a Fundação Merck. Juntos, fornecemos até agora bolsas de estudo de diploma online de um ano e mestrado de dois anos a mais de 16 médicos locais em muitas especialidades médicas necessárias, como diabetes, medicina cardiovascular, endocrinologia, medicinas sexual e reprodutiva, respiratória e aguda, eles estão actualmente a fazer os seus estudos. E estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde para seleccionar os próximos pacotes de mais especialidades. Além disso, estou particularmente entusiasmada com a nossa iniciativa conjunta “Educar Linda”, onde estamos a patrocinar a educação de 20 meninas com melhor desempenho nas suas escolas secundárias até que se formem. Eu acredito que a Educação é Poder, e educar meninas está a empodera-las a tomar as suas próprias decisões e ser independentes”.


H.E. Mrs. MONICA CHAKWERA, The First Lady of the Republic of Malawi, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021


S. Exª Srª ISAURA FERRÃO NYUSI, Primeira-Dama de Moçambique & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou, “Junto com a Fundação Merck, estou totalmente empenhada em trabalhar de perto para apresentar ideias inovadoras que envolverão diferentes sectores para criar uma mudança de cultura com o objectivo de quebrar o estigma da infertilidade e causar um grande impacto num curto espaço de tempo. Actualmente, contamos com 14 médicos de cada proveniência que se inscreveram pela primeira vez no Curso de Mestrado em Diabetes em português, através do Programa Merck Foundation Diabetes Blue Points (Pontos Azuis da Fundação Merck). Em breve, vamos matricular médicos para treinamento em outras especialidades também”.


H.E. Mrs. ISAURA FERRÃO NYUSI, The First Lady of the Republic of Mozambique, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021
 

S. Exª Srª MONICA GEINGOS, Primeira-Dama da Namíbia & Embaixadora da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe disse “Estou muito feliz de partilhar o impacto da nossa parceria com a Fundação Merck. Mais de 37 jovens médicos namibianos locais receberão um diploma online de um ano da South Wales University, nas áreas de Diabetes, Cardiologia, Endocrinologia, Medicinas Respiratória, Aguda, sexuais e reprodutiva. Estabeleceremos a nossa primeira plataforma local de especialistas nessas áreas, o que é muito importante para melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade e equitativos para pacientes com coronavírus e grupos de risco também. Para a Namíbia, com 2,4 milhões de habitantes, em breve teremos mais de 11 médicos qualificados e treinados para ajudar casais que vivem com infertilidade ou precisam de qualquer ajuda sexual e reprodutiva. Esta será uma contribuição significativa da qual estou orgulhosa como Embaixadora da Fundação Merck. Mais Do que uma mãe. Também valeu a pena estar de perto com a Fundação Merck para elevar a conscientização sobre como quebrar o estigma da infertilidade e encorajar os casais a apoiarem-se durante a jornada de fazer uma família feliz”.


H.E. Mrs. MONICA GEINGOS, The First Lady of the Republic of Namibia, during the 8th edition of Merck Foundation Africa Asia Luminary 2021

A 8ª edição do Luminary marcou outro momento importante: o 4º Aniversário da Fundação Merck.

Como parte da Luminary, o Painel de Alto Nível do Comité da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck (MFFLI) foi conduzido, e contou com a participação de 13 Primeiras Damas Africanas, que são as Embaixadoras da Fundação Merck Mais do Que uma Mãe.

O Dia 1 da 8ª edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary foi assistido por mais de 100.000 participantes, porvedores de saúde, decisores políticos, academia, investigadores, e mídia de mais  de 70 Países em três línguas Inglês, Francês e Português.

No dia 2 da conferência, a Cúpula de Pesquisadores Africanos da Fundação Merck - MARS foi realizada na qual houve um Painel de Discussão de Alto Nível com Ministros da Saúde, Ciência e Tecnologia, Educação, Informação e Gênero e Pesquisadores do MARS com o objetivo de capacitar jovens africanos pesquisadores e mulheres pesquisadoras para melhorar suas pesquisas e capacitá-los em STEM.
 

Merck Foundation Africa Research Summit 2021 - High-Level Ministerial Panel - VC Summit 2021

No terceiro dia, 29 de abril, o Treinamento de Mídias de Saúde da Fundação Merck foi organizado para a fraternidade da mídia africana e latino-americana para enfatizar o papel importante que a mídia desempenha em quebrar o estigma em torno da infertilidade, aumentando a conscientização sobre a prevenção da infertilidade e capacitando meninas e mulheres por meio Educação.


Health Media Training Session, Merck Foundation Africa Asia Luminary - VC Summit 2021

Serão também realizadasoutras sessões científicas importantes em diferentes áreas médicas em paralelo no Dia 2 e no Dia 3 da Luminary.

Os países participantes incluem Angola, Bangladesh, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camerões, Canada, Repúblico-Centro Africana, Cambodia, Tchade, Côte d'Ivoire, República do Congo, República Democrática do Congo, Egipto, Etiopia, França, Gabão, Alemanha, Gana, Guiné – Bissau, Guiné – Conakry, Índia, Indonésia, Quénia, Lesotho, Libéria, Malawi, Malásia, Mali, Mauritânia, Mauícias, México, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nepal, Níger, Nigéria, Peru, Filipinas, Rússia, Rwanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Tanzânia, Tailândia, Gâmbia, Togo, Tunísia, E.A.U, Reino Unido, Uganda, EUA, Vietname, Zâmbia, Zimbabwe e muito mais.

A 8ª edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary será transmitida ao vivo no dia 29 de Abril de - Clique aqui para assistir à gravação do Facebook Live Streamed

Assista aos vídeos da Merck Africa Asia Luminary 2019, 2018, 2017 e 2016


Merck Africa Asia Luminary 2019 in Ghana
 

Merck Foundation Annual Conference 'Merck Africa Asia Luminary 2018' in Senegal
 

Merck Foundation Launch at 4th Edition of Merck Africa Asia Luminary 2017 in Egypt
 

Merck Africa Luminary 2016 in Côte d’Ivoire

Visão geral de Merck Foundation First Ladies Initiative - MFFLI Summit


MFFLI 2019

MFFLI Ghana 2019
 

MFFLI 2020 Online
 
Ler mais sobre a  Merck Foundation Africa Asia Luminary

Merck Africa Asia Luminary in Ghana 2019
Merck Africa Asia Luminary in Senegal 2018
Merck Africa Asia Luminary in Egypt 2017
Merck Africa Asia Luminary in Cote D’Ivoire  2016

 

Clique no ícone abaixo para
 Baixar o Applicativo

Junte-se à conversa nas nossas plataformas de redes sociais e deixe  asua voz ser ouvida

  Merck Foundation

@Merckfoundation

MerckFoundation

Merck Foundation

Merck Foundation

 

Sobre a Fundação Merck

A Fundação Merck, criada em 2017, é o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, tem como objectivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e aprimorar as suas vidas através da ciência e da tecnologia. Os nossos esforços são focados principalmente em melhorar o acesso a soluções de saúde de qualidade e equitativas nas comunidades carenciadas, construir capacidade de saúde e pesquisa científica e empoderar pessoas em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) com foco especial em mulheres e jovens. Todos os comunicados  de impresa da Fundação Merck são distribuídos por e-mail ao mesmo tempo em que são disponibilizados no site da Fundação Merck. Visite www.merck-foundation.com para ler mais. Para saber mais, entre em contacto com as nossas redes sociais: Merck FoundationFacebookTwitter, Instagram, YouTube and Flicker.