Artigo da Forbes; O Senador Egípcio, CEO Mulher Africana, Ícone da Moda, Capacita Moda com Propósito na África

image

French | English


Senator, Dr. Rasha Kelej CEO of Merck Foundation

A Senador Rasha Kelej é a primeira mulher Africana a ser CEO da Fundação Merck, uma das mais importantes fundações do mundo, quem tem mantido os seus esforços nos últimos dez anos.

Aproveite a leitura da cobertura da Forbes sobre o senador Rasha Kelej, CEO da Merck Foundation | Clique aqui

Rasha Kelej é o cérebro por trás da campanha inspiradora 'Mais do Que uma Mãe' - um apelo contra o estigma da infertilidade feminina - pela qual ela foi reconhecida como uma das africanas mais influentes de 2019 e 2020. A campanha, uma das causas mais bem-sucedidas que foram levadas avante pela Fundação Merck, empodera as mulheres sem filhos e com infertilidade através do acesso à informação, saúde, mudança de mentalidade e empoderamento económico. Mais de 20 Primeiras-Damas apoiaram a campanha como Embaixadoras da campanha “Fundação Merck Mais do Que uma Mãe”, que é muito impressionante


Senetor, Dr Rasha Kelej with the African Frist ladies at the Merck Foundation First Lady Initiative (MFFLI) summit 2019

Originária do Egipto e residente em Dubai, esta senhora versátil e ícone de estilo é uma pioneira e é influente na mudança da percepção de como a moda, o cinema, a música e a mídia podem ser utilizados para abordar questões sociais e de saúde delicadas, como quebrar o estigma da infertilidade em África. Isso foi exemplificado com o lançamento dos prémios de Moda, Cinema, Canção & Jornalismo, pois ela acredita fortemente no papel crítico que a arte, a mídia e a moda desempenham na criação de uma mudança cultural, abordando assuntos delicados e questões de saúde nas nossas comunidades.

SENADORA Dr.ª RASHA KELEJ É UMA MULHER PROLÍFICA E ACTIVISTA DE DIREITOS À SAÚDE:

A Senadora Dr.ª Rasha Kelej foi nomeada pelo Presidente da República Árabe do Egipto como membro do Senado Egípcio em 2020.

Apelidada de ‘Mama Africa’, a Senadora Kelej é uma pioneira inspiradora na transformação de cuidados ao Paciente em África. Mais de 1000 médicos de 42 países beneficiaram-se de bolsas de estudo da Fundação Merck para a formação de especialidades em áreas críticas.


Senator Dr Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President of Merck More Than a Mother visits Ugandan Childless Women with Hon. Sarah Opendi, Minister of State of Health Uganda to support Merck More Than a Mother Heroines in Uganda

 


Dr Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President of Merck More Than A Mother during her meeting with infertile women in Uganda


Dr Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President of Merck More Than A Mother during her meeting with infertile women in Uganda

Ela enfatizou, “Durante a pandemia do Coronavírus, foi mais importante do que nunca desenvolver a capacidade e o treinamento de médicos especializados. Em alguns desses países, nunca tiveram um oncologista, por exemplo. Eles podem ter um médico clínico geral, mas não têm médicos especializados. Simplesmente fizemos história em países como Gâmbia, Burundi, Guiné & Libéria”


Senator, Dr. Rasha Kelej along with the Merck Foundation Alumni

“A nossa estratégia e o nosso programa têm sido claros - investir no desenvolvimento da capacidade profissional em saúde e ajudar a treinar médicos qualificados durante esta pandemia, fez uma grande diferença ”, acrescenta ela.

Ela é verdadeiramente uma força da natureza e uma das "heroínas" anónimas do empoderamento das mulheres e defensoras da saúde em África.

Um ícone de estilo e uma campeã do empoderamento da Moda com Propósito em África

Vale destacar que a Senadora Rasha Kelej presta muita atenção aos seus olhares e tem um estilo especial e único que mistura a moda internacional com a africana. Ela nunca abandona o olhar de empresária criativa e extrovertida que acompanha todas as tendências da moda internacional, mas mistura-as com toques elegantes dos olhares africanos, que destacam o talento e a criatividade de muitos estilistas africanos. A Dr.ª Rasha Kelej é um ícone da moda verdadeiramente africana e uma campeã do empoderamento da moda com propósito em África através do apoio e mentoria de potenciais novos estilistas de moda africanos. Ela lança um concurso anual através da Fundação Merck para o melhor desenho que transmita mensagens que abordem questões sociais e de saúde delicadas. Ela explicou-nos: “Minha visão é desenvolver uma comunidade de jovens estilistas africanos para catalisar um movimento cujo alcance vai muito além da moda. Mas para criar uma mudança de cultura e ser a voz dos sem voz nas suas comunidades.

“A indústria da moda já tem ingredientes suficientes para ser superficial. Vamos mudar essa percepção e criar uma tendência de moda significativa com o objectivo de educar as nossas comunidades. Eu amo a moda e acredito firmemente que os estilistas podem deixar homens e mulheres orgulhosos de usar para mostrar a sua contribuição para as suas comunidades, vilas, cidades, em toda a África ”


Click here for more details


Click here for more details

Ela acrescentou: “Vou prestar mais atenção a ajudar e apoiar novos estilistas de moda e talentos em África para iniciar as suas linhas e jornada profissional nos seus países, ao mesmo tempo, comprometo-me a elevar a conscientização para corrigir equívocos e hábitos errados através do seu trabalho e desenhos. Também irei iniciar dois projectos muito importantes, tenciono a produção de um programa de TV direccionado aos países africanos para descobrir esses talentos, e também iniciar a minha própria linha de moda voltada para a África, através da qual irei cooperar com novos estilistas talentosos de tempo em tempo espalhar a consciência da comunidade nas comunidades rurais de África. Não é apenas o meu hobby, mas também é parte da minha contribuição pessoal para a minha amada África. ”


Designs of the Winners of Merck More Than a Mother Fashion Awards 2019

Podemos ver o que é único sobre a senadora Rasha ... é o seu apreço pela arte, moda e mídia como parceiros essenciais na jornada da Fundação Merck de transformar o atendimento ao paciente, sensibilizar as nossas comunidades e abordar questões delicadas, como quebrar o estigma de infertilidade, apoiar a educação das meninas e interromper a VBG. Ela também está a cimentar a sua posição na cultura pop africana, capitalizando a sua experiência na produção de TV ao lançar 20 canções com músicos populares africanos. Ela desenvolveu conceitos, produziu e às vezes dirige os seus vídeo clipes sozinha. Ela também produziu e dirigiu uma inspiradora canção pan-africana chamada ‘My White Army’ como sua contribuição pessoal para agradecer aos médicos e enfermeiras que lutaram na linha de frente da batalha do COVID-19. A música, com cantores de 11 países africanos em três línguas: árabe, inglês e francês, foi aclamada no continente.

 


“My White Army” by Dr. Rasha Kelej, 11 Singers, 11 Countries to support Coronavirus medical staff in Africa.

 

 

Ela é a primeira e talvez a única a utilizar a moda e a arte para quebrar o estigma de infertilidade em África.

“Gostaria de convidar todos estilistas de moda, cantores, cineastas, representantes da mídia, e jovens talentos a candidatar-se para esses prémios importantes e tornar-se campões sociais e de saúde a tornar-se a voz dos sem voz nas suas comunidades. Queiram partilhar as inscrições através de um correio electrónico em submit@merck-foundation.com”, ela acrescentou.

Para saber mais sobre a jornada de Rasha Kelej na criação de uma mudança cultural e liderança dos esforços da Fundação Merck na transformação de atendimento ao paciente em África, visitem www.merck-foundation.com

By 
Brand Voice Partner

 


Senator, Dr Rasha Kelej, along with the Africa First Ladies and Ministers during 6th edition of Merck Africa Asia Luminary 2019
 


From (Left to Right) H. E. Rebecca Naa Okaikor Akufo-Addo, First Lady of Ghana, H. E Brigitte Touadera, Frist Lady of the Central Africa Republic, H. E Neo Jane Masisi, First Lady of Botswana, H. E Aissata Issoufou Mahamadou, First Lady of Niger with Senetor Dr Rasha Kelej at the Merck Foundation Africa Asia Luminary in 2018, at Dakar, Senegal.

 


Merck Foundation First Ladies Initiative (MFFLI) Committee meeting - with Merck More Than a Mother Ambassadors and First Ladies of Central Africa, Liberia, Ghana, Sierra Leone, Zambia, Zimbabwe and Former First Ladies of Burundi Chad and Malawi along with Dr.  Rasha Kelej, CEO, Merck Foundation and Prof. Dr. Frank Stangenberg-Haverkamp, Chairman of Board of Trustees of Merck Foundation.

 


Senator, Dr. Rasha Kelej during Merck Foundation Educationg Linda Program Launch in Namibia

 


Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President, Merck More Than a Mother with The First Lady of Guinea, H.E. DJENE CONDÉ during the Launch of Book.


Dr Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with the heroines of "Merck More Than a Mother" in Gambia

 


Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with medical students at Agostinho Neto University in Angola

 

Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with The First Lady of Angola, H.E. ANA DIAS LOURENÇO during her visit to Angola.

 


Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with H. E. NEO JANE MASISI, The First Lady of Botswana and Ambassador of Merck More Than a Mother.

 


Senetor, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation & President, Merck More Than a Mother during her meeting with H.E. Madam ANGELINE NDAYISHIMIYE, The First Lady of Burundi.

 


H.E. MADAM BRIGITTE TOUADERA, The First Lady of Central African Republic and Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation during their special meeting with more than 100 infertile women.

 


H.E. Denise Nyakeru Tshisekedi, The First Lady of Democratic Republic of Congo (DRC) and Senator, Dr Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation

 


Senetor, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President, Merck More Than a Mother with H.E. Madam FATOUMATTA BAH-BARROW, The First Lady of The Gambia and Ambassador of Merck More Than a Mother
 


Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation  with H.E. REBECCA AKUFO-ADDO, The First Lady of Ghana during the book launch at one of the schools in Ghana.  

 

  
Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President, Merck More Than a Mother with The First Lady of Guinea, H.E. DJENE CONDÉ

 


H.E. CLAR WEAH, The First Lady of Liberia and Ambassador of Merck More Than a Mother with Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President, Merck More Than a Mother



Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with H.E. Dr. ISAURA FERRÃO NYUSI, First Lady of Mozambique



Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with  H.E. MONICA GEINGOS, The First Lady of Namibia  during the launch of the storybook.

 


Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation with H.E. Dr. AISHA MUHAMMADU BUHARI, The first Lady of Nigeria.

 


Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President, Merck More Than a Mother with The First Lady of Zambia, H.E. ESTHER LUNGU during their visit to a village in Central Province, Zambia to meet and empower infertile women

 


H.E. AUXILLIA MNANGAGWA, The First Lady of Zimbabwe and Ambassador of Merck More Than a Mother with Senator, Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation and President, Merck More Than a Mother