Senadora Rasha Kelej, Directora Executiva da Merck Foundation nomeada entre As Mais Influentes Mulheres Africanas no mundo, como “A Mulher Africana do ano de 2020”, pela Terceira vez

image

View French | English Version

  • NAW: Senadora Dra. Rasha Kelej, é verdadeiramente uma força da natureza e uma das "heroínas" não celebradas da África do empoderamento das mulheres e defensoras da saúde. Aqui no NAW, estaremos atrás desta mulher inspiradora, de todo.
  • NOMEAÇÃO COMO SENADORA em Dezembro de 2020: Dra Rasha Kelej nomeada como Senadora, membro do Senado Egípcio (2020-2025) pelo Presidente do Egipto, S. Exª Sr. ABDEL FATTAH AL-SISI

Senadora Dra. Rasha Kelej, Directora Executiva da Merck Foundation e Membro do Senado Egípcio (2020-2025) foi nomeada uma das mais influentes mulheres africanas no mundo para 2020, pela Terceira vez. Ela foi nomeada neste ano como a "Mulher Africana do Ano 2020" pela New African Woman Magazine do Reino Unido, e a mulher africana mais influente em 2020, pela Avance Media, pelos seus esforços na defesa do empoderamento das mulheres e na construção da capacidade de saúde, especialmente durante estes tempos desafiadores da pandemia do Coronavírus. A senadora Dra. Kelej foi anteriormente reconhecida como uma das 100 africanas mais influentes - 2019 pela New African Magazine no Reino Unido por ter realizado a histórica campanha "Merck More than a Mother" para quebrar o estigma em torno das mulheres com infertilidade e sem filhos na África e além.

A Senadora Dra. Rasha Kelej é CAMPANHEIRA PROLÍFICA DAS MULHERES E DOS DIREITOS À SAÚDE:
A Dra. Rasha Kelej, Directora Executiva da Fundação Merck, é o cérebro por trás da campanha inspiradora "More than a Mother" - convocação contra o estigma da infertilidade feminina - pela qual ela foi reconhecida como uma das mais influentes africanas de 2019. A campanha, uma das causas mais bem-sucedidas promovidas pela Merck Foundation, empodera mulheres sem filhos e com infertilidade através do acesso à informação, saúde, mudança de mentalidade e capacitação económica. Mais de 18 Primeiras Damas apoiaram a campanha como embaixadoras da Merck more than a mother, que é muito impressionante. Algumas das suas iniciativas inovadoras incluem: Health Media Training, Media Recognition Awards, Fashion Awards e Film Awards. A Dra. Kelej também trabalhou em estreita colaboração com artistas locais para desenvolver canções locais para quebrar o estigma da infertilidade nas suas comunidades. Mais de 18 canções foram desenvolvidas até agora.

Mas isso não é tudo! A Dra. Kelej, como Directora Executiva da Merck Foundation, também desenvolveu muitos outros programas impactantes, como a Merck Foundation First Ladies Initiative (MFFLI), Merck Capacity Advancement Program, Merck Cancer Access Program, Merck Foundation Diabetes Blue Points Program e Merck STEM para mulheres e jovens. Esses programas estão focados na construção de capacidade de saúde e melhoria do acesso à saúde e empoderamento de mulheres e meninas por meio da educação em África e em outros países em desenvolvimento.

Num ano desafiador que foi 2020, a Dra. Kelej permaneceu firme no seu trabalho e liderou a resposta à COVID -19 da Merck Foundation em África em parceria com 18 Primeiras Damas e ministérios da saúde africanos, educação e mídia e comunicação de mais de 45 países, com foco em quatro áreas principais: apoio à comunidade; educação online para profissionais de saúde em seis campos diferentes (diabetes, saúde cardiovascular, sexual e reprodutiva, endocrinologia, medicinas respiratória e aguda); conscientização da comunidade por meio do Prémio de Jornalismo “Fique em Casa”; e conscientização da comunidade por meio de um livro de histórias infantil The Right Choice.

Transformação do sector público de saúde e TREINAMENTO DE MÉDICOS:
No meio da pandemia, a Senador Dra. Rasha Kelej também liderou um treinamento online de mais de 600 médicos de 25 países africanos e 10 países em desenvolvimento na Ásia e na América Latina - um impacto importante numa época desafiadora.

Mais importante do que nunca foi desenvolver a capacidade e o treinamento de médicos especializados. Em alguns desses países, eles nunca tiveram nenhum oncologista, por exemplo. Eles podem ter o clínico geral, mas não têm médicos especializados, eles simplesmente fizeram história nesses países como Gâmbia, Burundi, Guiné e Libéria.

Durante este período difícil, oferecemos um Diploma online de um ano e um mestrado de dois anos em Medicina Respiratória, Medicina Aguda, Endocrinologia, Diabetes e Saúde Cardiovascular e Saúde Sexual e Reprodutiva ”, ela explica.
“A nossa estratégia e o nosso programa têm sido claros - investir na construção de capacidade profissional de saúde através da oferta de bolsas de estudo para provedores de saúde. E ajudar a treinar médicos qualificados durante a esta pandemia fez uma grande diferença ”, acrescenta ela.

Nesse ínterim, a Dra. Kelej também produziu e dirigiu uma inspiradora canção pan-africana chamada My White Army ’como sua contribuição pessoal para agradecer aos médicos e enfermeiras que lutaram na linha de frente da batalha da COVID-19. A canção, com cantores de 11 países africanos em três línguas, árabe, inglês e francês, foi recebida com grande aclamação em todo o continente.

NOMEAÇÃO COMO SENADORA:
Em dezembro de 2020, a Dra. Rasha estava entre os 100 especialistas egípcios nomeados para a Câmara do Senado pelo presidente do Egipto, S. Exª Sr. Abdel Fattah Al-Sisi. Ela será uma das consultoras em desenvolvimento económico, social e de saúde e parceria entre o Egipto e o resto da África. 

COMO ELA FAZ ISSO TUDO?:
“Acho que um dos factores mais importantes que mantém a Merck Foundation forte e continuando com os nossos programas, mesmo durante esta pandemia, é que estabelecemos parcerias muito fortes e níveis de confiança com nossos parceiros. E tem sido assim muito antes da COVID-19 ”, diz ela, acrescentando:“ A nível pessoal, posso dizer que me transformo sob pressão, seja qual for o desafio. Essa é apenas minha personalidade. Não quebro, me transformo e tenho essa fusão trabalho / vida, em que minha vida e meu trabalho se fundem totalmente. Com qualquer desafio que enfrento, apenas mantenho os mesmos níveis de energia. Eu me transformo numa forma e modo diferentes. E para mim, novos desafios dão-me a oportunidade de ser inovadora e diferente. A COVID-19 foi inesperada e imprevisível, mas ajudou-nos a transformar-nos num modo mais forte e a preparar-nos para sermos inovadores fora da nossa zona de conforto. ”

À medida que entramos num 2021 de incertezas, a Dra. Kelej permanece caracteristicamente optimista e esperançosa, enquanto espera desbravar novos caminhos. “Estou muito optimista. E com minha nova posição no Senado egípcio e o óptimo trabalho que o presidente El-Sisi está a fazer pelo Egipto e pela África, tenho esperança de que, enquanto continuar com meu trabalho, posso utilizar e capitalizar esta oportunidade de fazer meu trabalho com sucesso como Directora Executiva da Merck Foundation e como senadora e continuar a causar impacto. Há muitas oportunidades de reunir o egípcio e o restante da juventude africana para alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável do nosso belo continente africano, e quero explorar essas oportunidades com eles no próximo ano ”.

“Tenho a honra de ser nomeada a Mulher Africana do ano 2020 pela New African Woman Magazine, Reino Unido, em reconhecimento aos meus esforços e dedicação na defesa do empoderamento das mulheres e na construção da capacidade de saúde, especialmente durante estes tempos desafiadores da pandemia do Coronavírus. Graças a quem acreditou em mim. Também estou muito honrada em ser nomeada pelo Presidente do Egipto, S. Exª. Abdel Fattah Al-Sisi, como membro do Senado Egípcio (2020-2025) para ajudar a fortalecer a colaboração e parceria entre o Egipto e o resto da África com o objectivo de continuar a nossa contribuição para o desenvolvimento social, económico e de saúde do nosso belo continente. Além disso, continuarei a minha missão de empoderar outras mulheres e melhorar o acesso a cuidados de saúde equitativos e de qualidade em África e nos países em desenvolvimento. É o meu compromisso pessoal ”, disse a senadora Dra. Rasha Kelej Directora Executiva Merck Foundation, membro do Senado egípcio (2020-2025), da Mais Influente Africana (2019 e 2020) e da mulher africana do ano 2020.

The New African Woman (NAW) listou 30 mulheres africanas fortes como Mulheres do Ano 2020, escolhidas entre várias carreiras. A lista inclui muitos nomes famosos como; Amina J. Mohamed: Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas; Fadji Maina: Cientista da Terra na NASA; Bozoma Saint John: Director de marketing global da Netflix; Michaela Coel: Produtora, Atora, Directora; Matshidiso Moeti, Director Regional da OMS para a África, entre outros.

 

Follow On


 @Kelej Rasha
  Rasha Kelej  
 @Rasha Kelej

 @Rasha Kelej