Primeira Cimeira online da Fundação Merck com as Primeiras Damas Africanas para fortalecer a capacidade de saúde e resposta conjunta à COVID 19

image

View French | Portuguese Version


Merck Foundation First Ladies  Initiative (MFFLI) -VC Summit 2020

A Fundação Merck, o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, realizou a sua primeira Cimeira videoconferência da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck (MFFLI) em 31 de Agosto de 2020 para definir e acompanhar os diferentes programas conjuntos que visam aumentar a capacidade do sector público de saúde e fortalecer a resposta à COVID 19 nos seus países.

Watch Video - Merck Foundation First Ladies Initiative - VC Summit 2020
 

A Cimeira VC da MFFLI 2020 foi organizada pelo Prof. Dr. Frank Stangenberg Haverkamp, ​​Presidente do Conselho Executivo da E. Merck KG e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Merck e Dra Rasha Kelej, PCA da Fundação Merck e Presidente da Merck Mais  Do que uma Mãe e uma das 100 africanas mais influentes (2019 e 2020) e participaram nela 13 Primeiras Damas Africanas, que são Embaixadoras da Merck mais do Que uma Mãe;  S. Excia AUXILLIA MNANGAGWA, Primeira Dama do Zimbabwe;  S. Excia ESTHER LUNGU, Primeira Dama da Zâmbia;  S. Excia FATIMA MAADA BIO, Primeira Dama de Serra Leoa; S. Excia AÏSSATA ISSOUFOU MAHAMADOU, Primeira Dama do Níger; S. Excia MONICA GEINGOS, Primeira Dama da Namíbia; S. Excia ISAURA FERRÃO NYUSI, Primeira Dama de Moçambique;  S. Excia MONICA CHAKWERA, Primeira Dama do Malawi; S. Excia REBECCA AKUFO-ADDO, Primeira Dama do Gana; S. Excia FATOUMATTA BAHBARROW, Primeira Dama da Gâmbia; S. Excia  BRIGITTE TOUADERA, Primeira Dama da República Centro-Africana; S. Excia ANGELINE NDAYISHIMIYE, Primeira Dama do Burundi; S. Excia NEO JANE MASISI, Pimeira Dama de Botswana; S. Excia ANA DIAS LOURENÇO, Primeira Dama de Angola.

O Prof. Dr. Frank Stangenberg Haverkamp, ​​Presidente do Conselho Executivo da E. Merck KG e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Merck enfatizou: “Os efeitos da pandemia COVID-19 foram maiores do que muitos esperavam em todo o mundo.  A pandemia destacou a importância de investir na melhoria do acesso a cuidados de saúde equitativos e de qualidade, que é a estratégia da Fundação Merck desde 2012, mesmo antes do início da pandemia.”


Watch Video - Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation speech at Merck Foundation First Ladies - VC Summit 2020
 

A Dra. Rasha Kelej, PCA da Fundação Merck explicou: “Estou muito orgulhosa da nossa valiosa parceria com as Primeiras Damas Africanas como Embaixadoras da ‘ Merck Mais do Que uma Mãe ’. Sempre acreditamos na importância de construir capacidade na área de saúde por meio do treinamento de profissionais de saúde em muitas especialidades médicas.  Essa tem sido a nossa estratégia desde que começamos em 2012 em parceria com as Primeiras Damas Africanas e os Ministérios da Saúde, muito antes do início da pandemia.  Em resposta à pandemia da COVID 19, adoptamos a estratégia de educação médica online, fornecendo a mais de 350 médicos africanos um diploma online de um ano e um mestrado online de dois anos em muitas especialidades, como: Medicinas respiratória e aguda, Diabetes, Cardiologia,  Endocrinologia e Medicinas Sexual e Reproductiva.  A par dos mais de 500 médicos africanos e asiáticos que se beneficiaram de nossos programas originais de treinamento clínico de especialistas em Diabetes e Cardiovascular, Oncologia, fertilidade e embriologia na Índia, Egipto, Quénia e Malásia, que serão retomados após o término do bloqueio ”.

A Cúpula VC da MFFLI,  edição especial, visa compartilhar experiências, discutir desafios e definir soluções para fortalecer ainda mais a capacidade de saúde para melhorar a resposta a esta pandemia global em África.

As Primeiras Damas Africanas compartilharam as experiências de trabalhar em estreita colaboração com a Fundação Merck nos seus respectivos países, com foco especial nos programas de capacitação em saúde e na resposta à COVID -19.

S. Excia AUXILLIA MNANGAGWA, Primeira Dama do Zimbábue e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou: “Estou muito feliz em ver o forte compromisso da Fundação Merck com o avanço do sector de saúde pública em toda a África.  Isso é muito crítico para o Zimbábue, à luz da pressão actual sobre o nosso sector de saúde.  Mais de 117 médicos locais estão inscritos nesses programas de treinamento que transformarão o nosso sector de saúde ”.

S. Excia ESTHER LUNGU, Primeira Dama da Zâmbia e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou: “Estamos orgulhosas da nossa parceria com a Fundação Merck, que começou em 2019. Num período muito curto, fomos capazes de remodelar o quadro da saúde na Zâmbia  proporcionando aos nossos médicos e enfermeiros formação especializada nas áreas de Cancro, Diabetes, Cardiologia, Endocrinologia, Medicinas Respiratória, Aguda, Sexual e Reprodutiva, Fertilidade e Embriologia.  Todos esses campos são muito críticos e faziam falta no nosso país.  Isso vai contribuir para a nossa luta contra o coronavírus e outras doenças ”.

S. Excia FATIMA MAADA BIO,  Primeira Dama de Serra Leoa e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe expressou: “Estou extremamente feliz com a nossa parceria com a Fundação Merck, pois juntos estamos a fazer história na Serra Leoa, fornecendo treinamento aos primeiros oncologistas no país para estabelecer a primeira equipa qualificada de tratamento do cancro.  Além disso, os nossos médicos estão a ser treinados nas áreas de diabetes e tratamento de fertilidade.  Em breve expandiremos o programa para mais campos junto com a Fundação Merck.

S. Excia  AÏSSATA ISSOUFOU MAHAMADOU, Primeira Dama  do Níger e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou: “Estou feliz por fazer parte desta plataforma de prestígio.  Desde o lançamento da Fundação Merck em 2017, juntos causamos um impacto significativo no nosso sector de saúde, estabelecendo uma plataforma forte de especialistas em saúde em áreas muito críticas, como;  Diabetes, Oncologia e Tratamento de Fertilidade no Níger”.

S. Excia  MONICA GEINGOS, Primeira Dama da Namíbia e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe disse: “Estou muito feliz em ver que a Fundação Merck está fortemente comprometida com o avanço do sector de saúde pública em toda a África.  Isso é muito crítico para os nossos países à luz das actuais preocupações médicas e públicas.  Isso é muito importante para a Namíbia, pois temos um número muito limitado de especialistas locais no sector público. Estamos muito felizes em matricular 21 médicos namibianos nos diplomas online em muitas áreas, incluindo 8 em medicina sexual e reprodutiva, que é muito importante para a saúde das mulheres."

S.  Excia Dra. ISAURA FERRÃO NYUSI, Primeira Dama de Moçambique e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe explicou: “Junto com a Fundação Merck, estou totalmente empenhada em trabalhar de perto para apresentar ideias inovadoras que envolverão diferentes sectores para criar uma mudança cultural com  o objectivo de quebrar o estigma da infertilidade e causar um grande impacto em pouco tempo ”.

S. Excia MONICA CHAKWERA, Primeira Dama do Malaui e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe disse: “Estou ansiosa para iniciar a nossa importante parceria de longo prazo com a Fundação Merck.  Estou disposta a capitalizar sobre os valiosos programas da Fundação Merck, ampliando-os em todo o país para contribuir para o desenvolvimento social e económico do Malaui.”

S. Excia  REBECCA AKUFO-ADDO, Primeira Dama do Gana e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe explicou: “Lançamos os programas inovadores da Fundação Merck no início de 2019, para construir capacidade de saúde e quebrar o estigma da infertilidade.  Para compartilhar com vossas excelências que desde então e em muito pouco tempo, temos sido capazes de fornecer e inscrever muitos de nossos prestadores de cuidados de saúde com treinamento de especialistas nas áreas de Cancro, diabetes, cardiologia, endocrinologia, Medicinas respiratória, Aguda, sexual e reprodutiva,  fertilidade e embriologia”.

S. Excia FATOUMATTA BAHBARROW, Primeira Dama da Gâmbia e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe disse: “Estou muito feliz em compartilhar os resultados magníficos de minha parceria de longo prazo com a Fundação Merck.  Juntos, conseguimos capacitar mulheres com infertilidade por meio do acesso à informação, educação, saúde e mudança de mentalidade.  Além disso, matriculamos 25 médicos gambianos num diploma on-line de um ano e um mestrado de um ano em muitas especialidades médicas ”.

S. Excia  BRIGITTE TOUADERA, Primeira Dama da República Centro-Africana e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe enfatizou: “Estou muito orgulhosa de trabalhar em estreita colaboração com a Fundação Merck para fazer avançar o sector de saúde e capacitar mulheres com infertilidade no meu país.  Também iniciamos no meu país um importante projecto “Empoderar Berna“, onde estabelecemos pequenos negócios para mulheres com infertilidade e as treinamos para administrar seus negócios para que tenham renda e se tornem independentes.  Suas vidas foram transformadas desde então ”.

S.  Excia ANGELINE NDAYISHIMIYE, Primeira Dama do Burundi e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe expressou: “Estou muito feliz por ser nomeada Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe na semana passada.  Estou entusiasmada com o trabalho que tem sido feito no meu país até agora e ansiosa para levar esta parceria a novos patamares”.

S. Excia  NEO JANE MASISI Primeira Dama de Botswana e Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe destacou: “A estratégia da Fundação Merck de construir capacidade de saúde é mais relevante do que nunca.  Mais de 34 médicos foram matriculados em diferentes especialidades, irei trabalhar em estreita colaboração com a Fundação Merck e o nosso Ministério da Saúde para garantir o sucesso deste programa para ser capaz de melhorar a saúde e o bem-estar do nosso povo ”.

S Excia ANA DIAS LOURENÇO, Primeira Dama de Angola expressou: “Estou muito orgulhosa e feliz por fazer parte da Cimeira VC da MFFLI e espero uma parceria de longo prazo com a Fundação Merck.  Vamos trabalhar juntos em todas as suas iniciativas para desenvolver a capacidade de saúde e empoderar as meninas na educação”.

Sobre Merck Foundation First Ladies Initiative

MFFLI é a plataforma da Fundação Merck das Primeiras Damas Africanas e das Embaixadoras da “Merck mais do que uma mãe” criada com o objectivo de abordar desafios, definir soluções, medir o impacto e compartilhar experiências para garantir a melhoria contínua e partilhar vários aspectos de diferentes culturas, a fim de localizar e / ou padronizar mensagens específicas que possam aumentar a conscientização e criar uma mudança de cultura em África em relação aos objectivos abaixo:

• Quebrar o estigma em torno de casais com infertilidade em geral e mulheres com infertilidade em particular.

• Empoderar raparigas e mulheres em educação em geral e em STEM em particular.

• Melhorar o acesso a soluções de saúde de qualidade e equitativas.

 

Clique no ícone abaixo para
Baixar o Applicativo

Junte-se à conversa nas nossas plataformas de redes sociais e deixe  asua voz ser ouvida
 

 Merck Foundation

@Merckfoundation

MerckFoundation

Merck Foundation

Merck Foundation

 

Sobre a Fundação Merck

A Fundação Merck, criada em 2017, é o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, tem como objectivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e aprimorar as suas vidas através da ciência e da tecnologia. Os nossos esforços são focados principalmente em melhorar o acesso a soluções de saúde de qualidade e equitativas nas comunidades carenciadas, construir capacidade de saúde e pesquisa científica e empoderar pessoas em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) com foco especial em mulheres e jovens. Todos os comunicados  de impresa da Fundação Merck são distribuídos por e-mail ao mesmo tempo em que são disponibilizados no site da Fundação Merck. Visite www.merck-foundation.com para ler mais. Para saber mais, entre em contacto com as nossas redes sociais: Merck FoundationFacebookTwitter, Instagram, YouTube and Flicker.