Mensagem do CEO da Merck Foundation, Senadora Rasha Kelej aos vencedores de países africanos dos Prémios de Jornalismo 'Fique em Casa' da Merck Foundation 2020

image

Muitos parabéns a todos os vencedores de países africanos dos Prémios de Jornalismo 'Fique em Casa' da Merck Foundation. O tema dos prémios foi ‘Elevar a Conscientização sobre como manter-se Seguro, Física e Mentalmente Saudável durante o Bloqueio por Coronavírus’ com o objectivo de separar factos de mitos e equívocos.

Este prémio foi apresentado no continente em parceria com as Primeiras Damas Africanas do Gana, da Nigéria, da República Democrática do Congo (RDC), do Malawi, da Namíbia, do Níger, da Guiné Conakry, Burundi, República da República Centro-Africana (RCA), do Chade, do Zimbabwe, da Zâmbia,  da Gâmbia, da Libéria e do Congo Brazzaville, de Angola e Moçambique.

Tenho o orgulho de partilhar convosco a lista dos Vencedores de Países Africanos nos seguintes grupos: 1) Países da África Oriental, 2) Países da África Ocidental, 3) Países da África Austral, 4) Países Africanos de Língua Francesa e 5) Países Africanos de Língua Portuguesa  nas quatro categorias abaixo:

1. Categoria Online
2. Categoria Imprensa
3. Categoria Multimédia
4. Categoria Rádio

Os vencedores do Prémio de Jornalismo Fique 'Fique em Casa' de Países Africanos De Língua Portuguesa estão a ser anunciados em parceria com a Primeira dama de Angola, S.Exa. ANA DIAS LOURENÇO e Primeira Dama de Moçambique, S. Excia ISAURA FERRÃO NYUSI :

User-added image
User-added image


Eis aqui os vencedores dos países da África Austral em parceria com a Primeira Dama do Malawi, S.Exa.  MONICA CHAKWERA, a Primeira Dama da Namíbia, S. Exa.  MONICA GEINGOS; a Primeira Dama da Zâmbia, S. Excia ESTHER LUNGU;   a Primeira Dama do Zimbabwe, S.Exa.  AUXILLIA MNANGAGWA:

User-added image
User-added image
User-added image


Eis aqui os vencedores dos países da África Ocidental em parceria com a Prima Dama da Gâmbia, S. Exa. FATOUMATTA BAHBARROW e a Primeira Dama da Libéria, S. Exa CLAR MARIE WEAH:

User-added image

Eis aqui os vencedores dos países da África Oriental:

User-added image
User-added image
Eis aqui os vencedores dos países Africanos de Língua Oficial Francesa em parceria com a Primeira Dama da República Centro Africana (RCA), S. Exa. BRIGITTE TOUADERA; a Primeira Dama do Burundi, S. Exa. ANGELINE NDAYISHIMIYE; a Primeira Dama do Niger, S. Exa.  AÏSSATA ISSOUFOU MAHAMADOU:

User-added image
User-added image
Acredito fortemente que a mídia pode desempenhar um papel significativo na sensibilização das pessoas sobre questões delicadas, como a pandemia global do Coronavirus. Nós, da Merck Foundation, lançamos esta iniciativa para valorizar e reconhecer a reportagem distinta e o trabalho excepcional de jornalistas que frequentemente cobriram o impacto e compartilharam factos e informações relacionados à pandemia COVID-19 nos seus países.

O Comité de Prémios de Jornalismo da Merck Foundation apresentou ainda uma segunda e uma terceira posições e seleccionou mais de um vencedor, em algumas ocasiões, para cada uma das quatro categorias. Isso se deve à alta qualidade do trabalho recebido de todos os participantes para que possamos encorajar representantes da mídia mais talentosos e apaixonados em todos os formatos de mídia do continente.

Além disso, a valiosa contribuição dos vencedores em sensibilizar as suas respectivas comunidades sobre a COVID 19 encorajou-nos a recompensá-los adicionalmente para se tornarem ex-estudantes da Merck Foundation e fornecer-lhes um ano de acesso ao programa de treinamento educacional online chamado “MasterClass”. O MasterClass é uma experiência online imersiva e um curso de aprendizado individualizado em inglês que pode ser acessado em qualquer lugar com a Internet. Esta oferta da Merck Foundation visa motivar jornalistas apaixonados a continuar escrever e defender questões sociais, económicas e de saúde nos seus países.

 

Parabéns a todos os vencedores novamente e esperamos receber uma contribuição de longo prazo para aumentar a conscientização e ser a voz dos sem voz, especialmente durante esta pandemia global de saúde.

User-added image
User-added image
User-added image
User-added image
User-added image

Follow On


 @Kelej Rasha

Rasha Kelej  

 @Rasha Kelej


@Rasha Kelej