A Primeira Dama do Botswana junta-se à Cimeira das Primeiras Damas da Fundação Merck através de videoconferência para discutir a capacidade dos cuidados de saúde e a resposta da Covid -19 em África

image

View English French version

Fundação Merck realizou a sua primeira Conferência de Cúpula por Vídeo da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck (MFFLI).  A Cimeira MFFLI VC contou com a presença de 13 Primeiras Damas  Africanas, incluindo a Primeira Dama do Botswana, S. Excia Sra. NEO JANE MASISI, que também é a Embaixadora da Merck Mais do Que uma Mãe, para discutir os seus esforços conjuntos na construção da capacidade de saúde e fortalecer a resposta à COVID-19 no país e em África em geral.


Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation; President, Merck More Than a Mother& One of 100 Most Influential Africans (2020, 2019) with H. E. NEO JANE MASISI, The First Lady of Botswana and Ambassador of Merck More Than a Mother.

Dando parabéns à Fundação Merck pelo sucesso da Cimeira MFFLI VC e pelos seus programas conjuntos, S. Excia, a Sra. NEO JANE MASISI, Primeira Dama do Botswana, disse : “Estou feliz por fazer parte desta prestigiosa plataforma como Embaixadora da Merck Mais do que uma Mãe;  que é uma parceria valiosa que começou em 2018. Também aproveito esta oportunidade para agradecer a estratégia da Fundação Merck de construir capacidade de saúde;  é mais relevante do que nunca, tendo em conta os desafios colocados pela actual pandemia.  Até à data, 35 jovens médicos do Botswana inscreveram-se em programas de diploma de um ano em diferentes especialidades médicas.  Este programa irá contribuir para a transformação do panorama da saúde no Botswana ”.


Watch Video - Speech of Botswana First Lady, H.E. Neo Masisi during Merck Foundation First Ladies - VC Summit 2020
 
“Vamos nos concentrar os nossos esforços conjuntos na luta contra a Violência Baseada no Género (VBG), a fim de proteger a humanidade, especialmente as meninas e mulheres.  A VBG destrói famílias e também faz-nos recuar em relação ao cumprimento de metas de desenvolvimento, tanto a nível nacional quanto internacional.  Como Primeiras Damas, as pessoas vulneráveis, realmente,   esperam que nós façamos a nossa contribuição ... ajamos, para falarmos mais alto enquanto usamos o nosso estágio de defesa de direitos ”, acrescentou a Sra. Neo Masisi.
 

Watch Video - Dr. Rasha Kelej CEO of Merck Foundation speech at Merck Foundation First Ladies - VC Summit 2020

 

A Dra. Rasha Kelej, PCA da Fundação Merck enfatizou: “Estou orgulhosa da nossa parceria com a Primeira Dama do Botswana.  Juntas, implementamos com sucesso o primeiro projecto piloto do Programa de Pontos Azuis de Diabetes da Fundação Merck, com o objectivo de melhorar o acesso a cuidados de diabetes equitativos e de qualidade em todo o país, fornecendo um Diploma de Pós-Graduação online de um ano em Tratamento de Diabetes na University of South Wales.  Estou orgulhosa de que 7 médicos de diferentes distritos já se formaram no Diploma de Diabetes de um ano, dos quais 2 candidatos foram matriculados num curso de mestrado de um ano.  Além disso, 9 candidatos foram inscritos no curso de Mestrado online em Diabetes acreditado pela Diabetes UK.  Esses médicos poderão criar uma clínica de diabetes nos seus Centros de Saúde ou Hospitais com o objectivo de ajudar a prevenir e controlar a doença nas suas respectivas comunidades”.
 

Considerando o número limitado de ginecologistas no Botswana, juntamente com a Primeira Dama do Botswana, S. Excia Neo Masisi e o Ministério da Saúde, a Fundação Merck inscreveu 7 médicos para o Diploma de Pós-Graduação On-line de Um Ano e mestrado de dois anos em Medicinas Sexual e Reprodutiva da University of South Wales, Reino Unido.  Este programa irá melhorar significativamente a saúde das mulheres, em particular a saúde reprodutiva no Botswana.

Além disso, 2 médicos foram inscritos neste ano no Diploma de Pós-Graduação Online de Um Ano em Endocrinologia e Medicinas Preventiva e Cardiovascular, enquanto que 6 médicos foram inscritos no Diploma de Pós-Graduação Online de Um Ano em Medicinas Respiratórias e Diploma de Pós-Graduação Online de Um Ano em Medicina Aguda com o objectivo de aprimorar as suas habilidades para melhor tratarem pacientes com coronavírus e grupos de risco no país.
“A Fundação Merck continuará a fornecer formação médica a médicos do Botswana em várias especialidades médicas”, acrescentou a Dra. Kelej.

Durante a Cúpula, as Primeiras Damas de África sublinharam a importância da estratégia de sucesso da Fundação Merck de capacitação em saúde por meio da oferta de formação a jovens médicos africanos, desde 2012, mesmo antes do início da pandemia.

“Portanto, a Fundação Merck iniciou o treinamento médico online e tenho o prazer de anunciar que até agora matriculamos mais de 420 médicos africanos nesses cursos com o objectivo de construir um exército médico forte em toda a África e no Sul dglobo” concluiu a Dra. Rasha  Kelej.


Sobre a Cimeira da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck - MFFLI

A Fundação Merck, o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, realizou a sua primeira Conferência de Cúpula por Vídeo da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck (MFFLI) para definir e acompanhar os diferentes programas conjuntos que visam aprimorar a capacidade do sector de saúde pública e fortalecer a resposta à COVID 19 nos  seus países.

A Cimeira MFFLI VC 2020 foi organizada pelo Prof. Dr. Frank Stangenberg Haverkamp, ​​Presidente do Conselho Executivo da E. Merck KG e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Merck e pela Dra. Rasha Kelej, PCA da Fundação Merck e Presidente da Merck Mais  do Que uma Mãe e uma das 100 africanas mais influentes (2019 e 2020) e contou com a presença de 13 Primeiras Damas Africanas, que são embaixadoras da Merck Mais do Que uma Mãe;  S. Excia AUXILLIA MNANGAGWA, Primeira Dama do Zimbabwe;  S. Excia  ESTHER LUNGU, Primeira Dama  da Zâmbia;  S. Excia FATIMA MAADA BIO, Primeira Dama de Serra Leoa;  S. Excia AÏSSATA ISSOUFOU MAHAMADOU, Primeira Dama do Níger;  S. Excia MONICA GEINGOS, Primeira Dama da Namíbia;  S. Excia ISAURA FERRÃO NYUSI, Primeira Dama de Moçambique;  S. Excia MONICA CHAKWERA, Primeira Dama do Malawi;  S. Excia REBECCA AKUFO-ADDO, Primeira Dama do Gana;  S. Excia FATOUMATTA BAHBARROW, Primeira Dama da Gâmbia; S. Excia  BRIGITTE TOUADERA, Primeira Dama da República Centro-Africana; S. Excia.  ANGELINE NDAYISHIMIYE, Primeira Dama do Burundi;  S. Excia NEO JANE MASISI, Primeira Dama do Botswana;  S. Excia ANA DIAS LOURENÇO, Primeira Dama de Angola.

A Cimeira MFFLI VC, edição especial tem como objectivo compartilhar experiências, discutir desafios e definir soluções para fortalecer ainda mais a capacidade de saúde para melhor responder a esta pandemia global em África.

Clique o ícone abaixo para
 Baixar o Aplicativo Merck Foundation App

 

 

 

 

 

 

 

Junta-se à conversa nas plataformas da mídia social abaixo e deixe a sua voz ser ouvida


User-added image Merck Foundation

User-added image Merck Foundation

User-added image Merck Foundation

User-added image @MerckFoundation

User-added image Merck Foundation

 

 

Sobre a Merck Foundation

A Merck Foundation, criada em 2017, é o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, tem como objectivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e aprimorar as suas vidas através da ciência e tecnologia. Os nossos esforços estão focados principalmente na melhoria do acesso a soluções de saúde de qualidade e equitativas nas comunidades carenciadas, na construção da capacidade de saúde e pesquisa científica e no empoderamento das pessoas em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) com foco especial em mulheres e jovens. Todos os comunicados de imprensa da Merck Foundation são distribuídos por e-mail ao mesmo tempo em que são disponibilizados no site da Merck Foundation. Visite www.merck-foundation.com para ler mais. Para saber mais, entre em contacto com as nossas redes sociais: Merck Foundation; Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Flicker.